Disciplinas por Linha

Linha 1

Título: Da Colônia ao Império

Ementa: O debate historiográfico em torno do Antigo Sistema Colonial e do Antigo Regime na América Portuguesa. A constituição do Estado e da Nação no Brasil.Os diversos conteúdos da noção de Império Brasileiro. A articulação entre região e centro de poder político na América Portuguesa e no Brasil Independente. Escravidão e estratificação social nos domínios coloniais e no Brasil do século XIX.

1. Do Império luso-brasileiro ao Império do Brasil.

2. A formação do Estado Nacional Brasileiro.

3. A crise do Primeiro Império e o período das Regências.

4. A sociedade escravista do oitocentos.

5. Do Império luso-brasileiro ao Império do Brasil.

Responsável: Profª. Drª. Andréa Lisly Gonçalves

Horário solicitado:  Quintas-Feiras  - 14:00 às 17:40

Linha 2

Título: Lembrança do presente

Ementa: O curso pretende se ocupar de cinco fenômenos que marcam e atravessam a condição histórica atual, a saber: uma experiência do tempo/da história que implica em um rompimento ou questionamento da experiência moderna; a difusão da internet que cria a cultura da virtualidade real; a crise das democracias representativas, enfocadas, a partir das guerras de memória e das dificuldades de elaborarem suas histórias recentes; a crise ou questionamento de um tipo de escrita da história, que poderemos resumir, como sendo um realismo ingênuo, em grande medida, hegemônico no século XIX e XX; e, por fim, a crítica a uma produção historiográfica rotulada como sendo eurocêntrica. Assim, a partir do texto de Bergson "Lembrança do Presente" pretendo discutir e problematizar essas cinco hipóteses e/ou diagnósticos sobre o nosso tempo presente. Haverá, também, algumas discussões de cunho metodológico (em especial, sobre a relação entre texto-contexto, experiência-conceito, estudos de caso, jogos de escala, história cruzada e historiografia transnacional) e discussão da estrutura das dissertações e teses da parte dos alunos interessados. A avaliação será discutida democraticamente, mas haverá a produção de um produto audiovisual como um dos trabalhos finais.

Responsável: Mateus H. F. Pereira

Horário solicitado: Segundas E Terças -  19:00 às 20:40

Título: Corrupção na Roma Antiga

Ementa: A corrupção na Antiguidade se refere a um amplo espectro de fenômenos. Uma percepção da corrupção se liga à própria degeneração, como apresentado por Aristóteles em seu tratado da geração e da corrupção. No caso romano, os estudos se concentram em um nível mais abstrato, da corrupção moral, ou em um nível mais concreto, da corrupção dentro de marcos legais específicos. O objetivo da disciplina é analisar a corrupção como mecanismo de rebaixamento no interior das disputas aristocráticas. A dinâmica da disciplina se dará através do estudo de análises modernas sobre o tema e também de fontes antigas. A avaliação vai ser definida com os alunos, considerando seus interesses de estudo.

Responsável: Fábio Faversani

Horário solicitado: Terças-Feiras - 14:00 às 17:40

Linha 3

Disciplina: A operação historiográfica: aspectos epistemológicos e metodológicos na construção do saber histórico.

Ementa: Estudo e debate acerca da epistemologia histórica. Delimitação e análise dos elementos da Operação Historiográfica: o documento, o método investigativo e a escrita histórica. Identificação das relações de força implicadas na constituição do conhecimento histórico em suas diversas instâncias que envolvem a circulação, concepção e apropriação.

1.      Apresentação dos projetos e organização dos grupos para os seminários.

2.      A Operação Historiográfica e seus componentes:

2.1) A fase documental e a memória arquivada

2.2) O exercício investigativo e as implicações metodológicas