Disciplinas 2015/02

Título: PPH118 - Teoria da História, historiografia e política na modernidade.

Prof.ªDr.ª Luísa Rauter Pereira

Carga horária:60 horas/ Créditos: 04

Ementa: Pretendemos neste curso explorar a interface entre a política e o pensamento histórico que caracterizou o século XIX no Brasil e no Ocidente. Primeiramente, investigamos a abertura do pensamento e da linguagem política para a sensibilidade histórica moderna. Como desenvolvimento, debateremos textos políticos e historiográficos centrais do período imperial brasileiro, enfatizando as formas pelas quais o tempo e a história foram experimentados e representados pelos principais atores políticos em disputa na formação e consolidação da monarquia brasileira. Nosso objetivo é perceber como a linguagem em uso na atividade política participa na construção da consciência histórica das sociedades.

Horário: sexta às 14 horas

Título: PPH 111- Ordem imperial e hierarquia social no Império Romano

Prof. Dr. Fábio Duarte Joly

Carga horária: 60h / Créditos: 04

Ementa: A disciplina colocará a disposição dos alunos textos a serem debatidos em sala de aula que giram em torno de dois temas: quais as lógicas de ordenação do Império Romano e quais os mecanismos de hierarquização social. Os textos serão selecionados entre a historiografia e as fontes textuais. A seleção da bibliografia será feita em comum acordo com os alunos, buscando atender (dentro dos limites da disciplina) seus temas de pesquisa.

Horário: quinta às 14 horas

Título:PPH301 - História Atlântica: conceito, narrativas e relações intelectuais e culturais entre o Novo e o Velho Mundo.

Prof. Dr. Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

Carga horária: 60h / Créditos: 04

Ementa:O propósito da História Atlântica é estudar a convergência e os conflitos, resistências e negociações entre as várias culturas africanas, caribenhas, europeias, americanas desde a era das navegações até o desmoronamento do mundo colonial, no século XIX.

Os eixos do curso situam-se nas tensões entre 1) Norma e costume; 2) Resistência e negociação; 3) Colonizações ibéricas e protestantes (e a constituição de suas narrativas); 4) Ouro e fé; 5) Natureza e circunstância; 6) Experiência e tradição; 7) Conquista e pacificação e 8) Local e global.

Programa:

O curso divide-se em duas partes. Na primeira, discutiremos a História Atlântica como forma de pensar a Primeira Modernidade. Também discutiremos versões resumidas dos projetos dos alunos inscritos na disciplina.

Na segunda parte, discutiremos como escrever um texto de História e pensaremos formas de narrar. Nesta segunda parte, os alunos deverão entregar um trabalho final com foco na narrativa de suas pesquisas.

Avaliação:

Discussão dos textos propostos e participação em sala (50%)

Trabalho final: 20 páginas em TNR 12, espaço 1,5 (50%)

Horário: Terça às 14 horas.