Autoavaliação e Acompanhamento

É preciso partir do pressuposto que a autoavaliação é um processo que deve permear todos os momentos do PPGHIS. Essa premissa foi demonstrada pela reformulação da Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa após a implementação do Doutorado, em 2013. Ela pode apresentar momentos chave, como a aplicação de questionários ou realização de eventos e seminários. Entretanto, o levantamento de dados, via sistema da UFOP e via Plataforma Sucupira, deve ser constante e ocorrer idealmente, em três momentos durante o ano. Esse pressuposto, em seu caráter concomitantemente contínuo e eventual, foi a baliza do presente planejamento. Além disso, ponderamos que apontar desafios se mostra mais propositivo e impulsionador de iniciativas do que a explicitação de riscos. Após a formação das primeiras turmas do doutorado, a partir dos anos de 2017, e 2028, o Programa de Pós-Graduação em História conheceu a ampliação da atratividade de pesquisadores(as), sobretudo da Região Sudeste e das cidades de Minas Gerais em particular, e uma multiplicação dos temas e interesses de pesquisa. Essa ampliação é o reflexo da expansão tanto do corpo docente quanto do corpo discente vinculados ao programa. Essa diversidade é, ao mesmo tempo, um fator de força do Programa e um desafio para o próximo quadriênio. Enquanto fator de força, a ampliação demonstra como o PPGHIS-UFOP se apresenta, desde o início, como referência para pesquisas, notadamente nos eixos ligados aos Arquivos Setecentistas e Oitocentistas e à Teoria da História e História da Historiografia. Soma-se a esse panorama as crescentes propostas de pesquisa vinculadas ao Ensino de História e à História Pública. Por outro lado, a diversidade aponta para a necessidade de identificação de certa coerência ou ponto de intercessão entre as pesquisas dos docentes e aquelas propostas pelos discentes. A questão principal que se coloca, portanto, é o quanto, desde a formação das primeiras turmas de doutorado, as Linhas de Pesquisa e a Área de Concentração apresentam consonância entre elas e o perfil dos(as) egressos(as). Ao mesmo tempo, nos demandamos a medida da sinergia entre os projetos de docentes e discentes sem colocar em risco a diversidade alcançada pelo programa nos últimos 11 anos. Atrelado ao resultado de nossa última avaliação quadrienal (2017-2020), apresenta-se a questão de ampliação da participação discente na produção do Programa e de fomento das publicações colaborativas ou coletivas (docentes-discentes e docentes egressos). Essa expansão já foi impulsionada, contudo, é fundamental prossegui-la. De acordo com estudos 13 preliminares, conduzidos como parte de nosso processo de autoavaliação, o número de publicações de discentes do Programa tem aumentado em relação ao quadriênio anterior (2017-2020). Contudo, ainda é possível realizar uma ampliação dessa proporção. No âmbito das discussões do Fórum dos Coordenadores da História da ANPUH que têm assinalado um direcionamento e um impulso maior para as produções colaborativas ou coletivas. Esse direcionamento é delicado, tendo em vista a especificidade da prática autoral dentro da Área de História e a necessidade de diretrizes para esse tipo de publicação. Assim, certa ampliação das publicações colaborativas seria um expoente também de uma maior sinergia entre os projetos de docentes e discentes, orientadores(as) e orientandos(as). Finalmente, além da busca de sinergia dos projetos e das trajetórias de pesquisa, além do fomento da publicação dos(as) discentes do programa, se coloca o desafio de proporcionar uma integração maior entre a Pós-Graduação e a Graduação. Destaca-se que a maioria dos(as) discentes do PPGHIS são egressos(as) da graduação em História da UFOP. Essa integração tem sido materializada em cursos de elaboração de projeto, empreendidos por pesquisadores(as) da Pós-Graduação, e por rodas de conversa conduzidas entre o Colegiado, a Coordenação e o corpo discente dos dois níveis de ensino. Entrementes, essas iniciativas devem ser coordenadas e organizadas de forma a se tornarem contínuas, ganhando presença fixa no calendário da Pós-Graduação e da Graduação em História. Intimamente ligado ao desafio de uma maior integração entre a Pós-Graduação e a Graduação, está a questão da garantia da permanência do docente e o enfrentamento ao problema da evasão.

Origem dos(as) ingressantes (2017-2024)

Fluxo de Formação e Destino

Plano de Desenvolvimento Institucional Universidade Federal de Ouro Preto | 2016 - 2025, link:  https://ppghis.ufop.br/sites/default/files/ppghis/files/pdi_ufop_2016_2025.pdf?m=1728410244

Plano Nacional de Pós-Graduação / PNPG 2024-2028

PORTARIA PPGHIS 007-2024 - Comissão de Monitoramento das Atividades de Discentes, Docentes e Egressos

PORTARIA PPGHIS 008-2024 - Comissão de Autoavaliação