Linhas de Pesquisa

Linha 1: Poder, Espaço e Sociedade

A sociedade institui-se como o fundamento metodológico indispensável à proposição de categorias explicativas e à compreensão da dinâmica das temporalidades na pesquisa histórica. Sociedade que se delimita através dos enfoques e das interpretações do historiador, e que pressupões a perspectiva a partir da qual eles são traçados, sem que haja distinção relevante entre o campo específico do conhecimento que se constitui e o sujeito que conhece. Concebida assim, a partir dessa definição do campo social, a sociedade, que se pretende investigar pela ótica da historiografia, pressupões a especificidade do jogo de relações e posições que conduzem à configuração política e cultural, inscrita na experiência dos sujeitos, incluindo a dos próprio pesquisadores. A dupla vertente do enquadramento social como categoria de abordagem e condição da experiência histórica justifica e determina as investigações desta linha.

Corpo Docente:

Profa. Dra. Andréa Lisly Gonçalves - História do Brasil Império. História de Minas Imperial. Religião. Escravidão. Alforrias.

Profa. Dra. Anny Jackeline Torres Silveira - História da Saúde, História da Medicina, História de Belo Horizonte, História da Cidade e História do Brasil, Educação

Prof. Dr. Ângelo Alves Carrara (UFJF) - História Econômica do Brasil. Fiscalidade. História Agrária.

Profa. Dra. Cláudia Maria das Graças Chaves - Império Luso-Brasileiro. América Portuguesa. Colônia. Minas Gerais. Comércio.

Profa. Dra. Luisa Rauter Pereira - Teoria e Filosofia da História. História das Linguagens e dos Conceitos Políticos no Brasil Oitocentista.

Prof. Dr. Francisco Eduardo de Andrade - Historiografia das Minas e história do Brasil (período colonial): territorialidade colonial; poderes político-administrativos e instituições religiosas; práticas minerárias; culturas populares da América luso-afro-ameríndia.

Prof. Dr. Marcelo de Mello Rangel - Ensino de História. Teoria e Filosofia da História. História da Historiografia Geral Brasileira. História do Brasil Império.

Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira (DEECO-ICSA) - História Econômica do Brasil nos séculos XIX e XX; Modernização e Urbanização; Integração Econômica; Formação do mercado interno brasileiro

Profa. Dra. Keila Auxiliadora Carvalho (UFVJM)  -  História política, memória, propaganda, história da saúde e das doenças. Tem experiência na área de História do Brasil Contemporâneo, com destaque para os temas: história oral, memória, identidade, propaganda, modernização, saúde e políticas públicas.

______________________________________________________________________

Linha 2: Ideias, Linguagens e Historiografia

Esta linha pretende fomentar pesquisas a partir de três eixos decisivos, dada a centralidade que adquiriram. Tais eixos balizam uma grande diversidade de investigações e têm a vantagem de constituir matrizes integradas sem deixar de designar dimensões relativamente autônomas, permitindo ainda ricos questionamentos sobre as fronteiras que as ligam e separam. Ideias constituem modalidades de representação dotadas de significado e efetividade, caracterizadas por um esforço de elaboração, o que as distingue de ideias pré-teóricas por meio das quais apreendemos e interagimos no mundo da vida. A historiografia é aqui compreendida como as formas diversas pelas quis os grupos percebem a si mesmos em uma perspectiva temporal, inscrevendo tais percepções em linguagens também variadas. Por sua vez, a linguagem deve ser encarada não apenas como ferramenta de comunicação, mas também como instrumento capz de prefigurar a realidade histórica.

Corpo Docente:

Prof. Dr. André de Lemos Freixo - História da Historiografia Brasileira. História Pública. Teoria e Filosofia da História.

Prof. Dr. Bruno Tadeu Salles - História das Ordens e Militares. História Medieval.

Prof. Dr. Fabio Duarte Joly - História Econômica e Social do Império Romano. Escravidão Romana.

Prof. Dr. Fábio Faversani - História Antiga. Roma Antiga. Principado Romano. Sêneca, Tácito e Petrônio.

Profa. Dra. Helena Miranda Mollo - História da Historiografia Brasileira. Teoria e Metodologia da Historia. História do Brasil Império.

Prof. Dr. Mateus Henrique de Faria Pereira - História Intelectual. História do Livro e da Leitura, Teoria e História da Historiografia do Século XX. História do Tempo Presente. Memória, Anistia e Representações do Passado. Ensino de História.

Prof. Dr. Sérgio Ricardo da Mata - Pensamento Histórico e História das Ideias na Alemanha (sécs. XIX-XX). Religião e Modernidade.

Profa. Dra. Thamara de Oliveira Rodrigues - Teoria e Metodologia da História / História da Historiografia/ História Pública.

Prof. Dr. Valdei Lopes de Araujo - História da Historiografia Brasileira. Teoria da História. História dos Conceitos.

Prof. Dr. Wagner Geminiano dos Santos - História da Historiografia Brasileira, História da Historiografia Geral, Teoria da História, Historiografia e Ensino de História, História e Políticas Públicas de Educação.

______________________________________________________________________

Linha 3: Poder, Linguagens e Instituições

A análise dos vários tipos de linguagem tem levado à necessidade de se superar as dualidades entre significado e dimensão material, e estruturas e práticas. Ressalte-se que as representações não implicam reflexos, mas invenção: percepção e significação ocorrem a um só tempo e, portanto, a produção de sentido não é operação passiva. Aqui são decisivas as apropriações, que ocorrem em meio a estruturas de linguagem partilhadas e controladas socialmente. A compreensão de que matéria e representação se articulam numa instância única, na qual se forjam relações de poder, demanda que se concebam as fontes como coisas, superando-se ainda a dualidade entre forma e conteúdo. Ademais, os modos de representação engendram instituições que variam historicamente e são orientadas por regimes discursivos. Tais considerações abarcam tanto o uso amplo do conceito – a instituição é tudo o que é instituído -, quanto usos mais específicos que referem o Estado, o direito, a escola etc

Corpo Docente:

Prof. Dr. Álvaro de Araujo Antunes - História do Brasil Colônia. História de Minas Gerais. História da Educação. História do Livro e da Leitura. Direito, Administração e Prática da Justiça.

Profa. Dra. Ana Mônica Henriques Lopes - História e Literatura Africana.

Prof. Dr. Alfredo Nava Sanchez - História Sociocultural da América Pré-Hispânica e Colonial; Teoria Social e História da Antropologia na América Latina.

Prof. Dr. Arnaldo José Zangelmi - Movimentos Sociais. Identidade e Memória. História Oral.

Prof. Daniel Wanderson Ferreira - História Moderna e contemporânea / História e cultura francesa e francófona / Poética, linguagem e literatura / Estudos sobre corpo, sexualidade e gênero.

Prof. Dr. Jefferson José Queler - História do Brasil República. Imagem. Política. Propaganda.

Prof. Dr. Luciano Magela Roza - Ensino de História. História e Educação. História Afro-Brasileira.

Prof. Dr. Marcelo Santos de Abreu - Historia dos Regionalismos. Usos públicos do Passado. História das Comemorações. Ensino de História.

Prof. Dr. Marco Antonio Silveira - História do Brasil Colônia. História de Minas Gerais. Justiça e Administração, Historiografia.

Prof. Dr. Mateus Fávaro Reis - História da América Hispânica Republicana. História dos Impressos. História intelectual e História dos Intelectuais.

Profa. Dra. Virgínia Albuquerque de Castro Buarque (DEMUS-UFOP) - História do Cristianismo. Antropologia da Teologia Contemporânea. Ensino de História.

Profa. Dra. Janete Flor de Maio Fonseca (CEAD-UFOP)História e memória da População Negra, História das Cidades, Educação Patrimonial, Ensino de História e Tecnologias Digitais