RAD 2020: orientações

Dezembro 1, 2020

Caros estudantes,

Aproxima-se o prazo final para enviar o Relatório Anual Discente (dia 18 de janeiro de 2021), que será avaliado pelo Colegiado e Comissão de Bolsas.  

Dessa vez será utilizado um Formulário Eletrônico padronizado para facilitar o preenchimento e a compilação dos dados. Link de acesso: https://forms.gle/GtkZCzMEEbiQQYb57 

Notem que há alguns campos obrigatórios, dentre os quais um para a indicação do Lattes atualizado e outro para a identidade ORCID. A criação da última é de suma importância para facilitar o preenchimento da Plataforma Sucupira, por meio da qual o Programa é avaliado pela CAPES.

O Lattes e do ORCID devem sempre estar atualizados! Para os que ainda têm dúvidas, seguem abaixo algumas instruções para o que atentar no Lattes:

1. Seguindo os tutoriais na página do PPGHIS (https://ppghis.ufop.br/orcid), criar o ORCID, vinculá-lo ao Lattes e depois realizar a vinculação à Sucupira;

2. No texto de apresentação do pesquisador, caso não conste ainda, incluir as seguintes informações:

             a). pesquisador vinculada à Linha de pesquisa X (nome da linha) do PPGHIS-UFOP;

 b). participação nos grupos e núcleos de pesquisa cadastrados no CNPq e sediados na UFOP;

3. Na aba “Atuação” > “Atividades profissionais” > incluir os vínculos profissionais que têm ou tenham tido;

4. Na aba “Atuação” preencher os demais campos, mas especial atenção a “Membro de comitê editorial” quando participar de algum;

 5. Na aba “Projetos”:

        a). “Projetos de pesquisa”: incluir o seu projeto de mestrado ou doutorado em curso com a respectiva vinculação ao orientador se for possível, não esquecendo de encerrar projetos já concluídos;

         b). “Outros projetos”: incluir outros projetos dos quais participa, incluindo extensão e projetos de ensino;

6. Na aba “Produção bibliográfica”: incluir TODAS as apresentações de trabalho, textos completos e resumos em anais de eventos, artigos publicados em periódicos qualificados (com Qualis) ou não;

7. Na aba “Produção técnica”: “Trabalhos técnicos” como os pareceres para revistas ou projetos; “Desenvolvimento de material didático ou instrucional”; “Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia”; “Relatórios de Pesquisa”; “Curso de Curta Duração”, “Blogs...”; muitos de vocês já deram minicursos, por exemplo, tudo isso conta.

8.  Na aba “Inovação” devem ser notificadas atividades que dialoguem com as novas tecnologias: portais, blogs, podcasts etc.

9. Na aba “Educação e popularização da C&T” também notificar atividades e produções realizados porque é um item importante na avaliação do impacto social do programa.

10.  Na aba “Eventos” interessa especialmente a organização de eventos;