Perguntas Frequentes

 

QUERO APROVEITAR CRÉDITOS - COMO FAÇO?

Para aproveitamento de crédito o(a) discente deverá, entrar na plataforma Minha UFOP, encontrar a listagem dos requerimentos na opção:

-Pesquisa e Pós-Graduação > Protocolização de Requerimento Pós-Graduação clicar em Avançar.

-Selecionar o requerimento, Aproveitamento de Estudos e clicar em Avançar.

O(a) discente deverá anexar um arquivo com documentação comprobatória da disciplina cursada na UFOP ou em outras instituições (histórico escolar, demonstrativo de disciplina isolada) que pretende aproveitar. Caso não anexe o documento, o sistema não permitirá protocolizar o requerimento. A solicitação poderá ser para disciplinas cursadas na UFOP, por exemplo como disciplina isolada, ou em outras instituições e que tenham disciplinas equivalentes em algum curso da UFOP, nesse caso o discente deverá selecionar a(s) disciplinas no combo e anexar o programa da disciplina realizada, a fim de que o colegiado possa analisar a solicitação.

  • Caso a atividade cursada em outra instituição não tenha equivalentes na UFOP, o(a) discente deverá utilizar a Concessão de Créditos neste caso e não o Aproveitamento de Estudos.

  • O número máximo de créditos aproveitados não poderá ultrapassar 50% do total exigido pelo curso, exceto programas em rede sendo que, a integralização do curso de Mestrado exigirá a efetivação de, no mínimo, 14 (quatorze) créditos e a integralização do curso de Doutorado exigirá a efetivação de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) créditos.

No caso da Concessão de Créditos, o aluno deverá preencher o requerimento disponível no site do Programa, no ícone: “MODELOS: Formulários e Requerimentos" e enviar para o e-mail da secretaria do PPGHIS (ppghis.ichs@ufop.edu.br), bem como o histórico que comprove aprovação nas disciplinas solicitadas. O documento está em Word e permite pequenas mudanças, de acordo com a situação de cada caso. A solicitação deve ser enviada através do e-mail institucional do aluno e será avaliada pelo colegiado do programa.

 

MATRÍCULA – COMO FUNCIONA?

 

Para efetuar sua matrícula acesse sua área de aluno no Portal Minha UFOP, nela você encontra a listagem dos requerimentos disponíveis na opção:

- Pesquisa e Pós-Graduação > Protocolização de Requerimento Pós-Graduação.

- Você deverá selecionar o requerimento Matrícula em Disciplina e clicar em Avançar.

- Na tela seguinte estarão as opções de matrícula disponíveis e após ser(em) selecionadas você deverá clicar em Protocolizar.

- Os prazos para protocolização dos requerimentos e os prazos para análise dos requerimentos protocolizados e despacho final pelos(as) orientadores(as) e coordenadores(as) serão estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da Pós-Graduação.

 

Obs. O(a) aluno(a) deverá acompanhar o andamento de seu requerimento, acessando a opção: Acompanhamento de Requerimento da Pós-Graduação, em seu perfil de aluno na MinhaUFOP.

Quaisquer outras dúvidas consulte o Tutorial de Matrícula

 

SOU BOLSISTA - O QUE PRECISO FAZER?

Algumas das exigências ao aluno bolsista são; se matricular no estágio docência segundo as especificações que você encontra abaixo, também é necessário manter o currículo LATTES sempre atualizado; Comprovação de rendimento acadêmico com conceitos A ou B nas disciplinas cursadas dentro ou fora do Programa; Demonstração de assiduidade nas atividades acadêmicas e envolvimento em eventos internos, bem como nas atividades dos Núcleos e Laboratórios de pesquisa; Preenchimento correto do RAD e do formulário de bolsista e entrega de ambos no devido prazo, acompanhado dos devidos comprovantes solicitados. Link para o formulário de bolsista

O procedimento de preenchimento do Formulário de bolsas ocorre da seguinte maneira; A secretaria sempre enviará para o seu e-mail institucional o link para o formulário; Após o preenchimento e envio, o orientador dará seu parecer, dessa maneira não é necessário que o discente preencha esse campo do formulário; Depois da secretaria ter recolhido todas essas informações, elas serão repassadas à comissão de bolsa para avaliação.

 

ESTÁGIO DOCÊNCIA –O QUE É E COMO FUNCIONA?

 

O Estágio de Docência na Graduação, atividade teórica e prática de caráter científico-pedagógico, constitui um requisito de formação primordial dos discentes pesquisadores da Pós-graduação, considerando seus estudos, observações e atividades práticas relacionados à preparação e execução programáticas da disciplina de graduação (forma de monitoria) relacionada à área de especialização do inscrito. Sendo as modalidades no Programa de Estágio de Docência (PED) PED-1 e PED-2. Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos bolsistas. Contudo, os alunos não bolsistas podem inscrever-se também, conforme as datas do calendário acadêmico vigente. Para inscrição no estágio docência, primeiramente, o discente deve apresentar um plano de trabalho elaborado pelo professor responsável pela disciplina da graduação e pelo professor-orientador, cujo modelo está disponível Modelo - Plano de Atividades de Estágio Docência que está disponível na guia Formulários e Requerimentos e enviar para o e-mail da secretaria do PPGHIS (ppghis.ichs@ufop.edu.br) cabendo ao Colegiado do PPGHIS o deferimento das inscrições propostas com base nos respectivos planos de trabalho. No prazo máximo de quinze dias após a conclusão da atividade de Estágio de Docência, o(a) discente deverá preencher o Modelo - Relatório de Estágio de Docência que está disponível na guia Formulários e RequerimentosO relatório deverá conter a especificação da carga horária dedicada a cada atividade desenvolvida e uma avaliação do professor responsável pela disciplina de graduação sobre os resultados alcançados no Estágio de Docência.  

Importante: o plano de trabalho e o relatório final devem ser encaminhados para a secretaria (ppghis.ichs@ufop.edu.br), ressalta-se que é necessário que o orientador manifeste sua anuência ao documento enviado, para que possa ler levado para apreciação do Colegiado.

Quaisquer outras dúvidas, basta acessar a Resolução 023/2018 - Regulamenta o Estágio de Docência

 

RELATÓRIO ANUAL DISCENTE (RAD) – COMO FUNCIONA?

 

O Relatório Anual Discente deve ser entregue conforme data estipulada no calendário acadêmico, para o preenchimento do RAD basta acessar o link para o formulário. O relatório é obrigatório a todos os alunos, inclusive aos que já defenderam, mas que ainda não entregaram a versão final impressa. O não preenchimento do RAD acarretará na impossibilidade de renovação da matrícula, todos os itens devem ser preenchidos e todas as informações apresentadas devem ser acompanhadas de comprovantes (publicações, participação em eventos, atividades internas dos núcleos e laboratórios e solicitações de dilação de prazos aprovados pelo colegiado). No relatório deve-se conter também o link para o lattes (que deverá estar devidamente atualizado) e a identidade ORCID, a qual deverá estar veiculada ao Lattes e a Plataforma Sucupira.

Obs. Por sua função no preenchimento do sucupira o Relatório Anual Discente não terá mais o parecer do orientador, além disso a avaliação do RAD será feita pela comissão de monitoramento das atividades discentes.

Quaisquer dúvidas a respeito da identidade ORCID e sua veiculação, basta acessar a guia ORCID - Orientações.

 

QUAIS AS FORMAS E NORMAS QUE DEVO SEGUIR PARA ELABORAR MINHA DISSERTAÇÃO/TESE?

Consulte o Guia para Normalização de Trabalhos Acadêmicos do SISBIN: http://www.sisbin.ufop.br/servicos/normalizacao

 

QUAL A DATA PARA DEFESA E QUALIFICAÇÃO?

 

As datas finais variam um pouco anualmente, e são determinadas de acordo com o calendário acadêmico.

- Os prazos para defesa do mestrado são 24 meses e de doutorado 48 meses.

- Os prazos para a qualificação é de 12 meses para o mestrado e 24 meses para o doutorado.

Quaisquer outras dúvidas, basta acessar: Resolução 026/2019 - Regulamenta o Relatório de Qualificação

Resolução 024/2018 - Normas sobre prazos de defesa e para depósito de Dissertação/Tese.

 

VOU QUALIFICAR, O QUE DEVO FAZER?

 

Os(as) Discentes deverão preencher o Requerimento para exame de qualificação, que está disponível no site do programa, na guia Formulários e Requerimentos e enviar para o e-mail da secretaria do PPGHIS (ppghis.ichs@ufop.edu.br) bem como, uma cópia do texto a ser apresentado para a banca,além disso cabe ressaltar que a solicitação deve ser feita UM MÊS antes da data da qualificação, com todos os dados preenchidos.

Caso haja outras dúvidas, basta acessar a Resolução 026/2019 - Regulamenta o Relatório de Qualificação

 

VOU DEFENDER, O QUE DEVO FAZER?

 

Os(as) Discentes deverão preencher o Requerimento para defesa – Mestrado ou Requerimento para defesa – Doutorado, de acordo com o seu nível. O requerimento está disponível no site do programa, na guia Formulários e Requerimentos e deve ser enviado para o e-mail da secretaria do PPGHIS (ppghis.ichs@ufop.edu.br) através do e-mail institucional dos alunos, bem como, uma cópia do texto a ser apresentado para a banca, a solicitação deve ser feita UM MÊS antes da data da defesa, com todos os dados preenchidos.

Quaisquer outras dúvidas, basta acessar a Resolução 024/2018 - Normas sobre prazos de defesa e para depósito de Dissertação/Tese

 

MEU ORIENTADOR ESTÁ FORA, COMO FAÇO PARA ASSINAR OS DOCUMENTOS?

 

Os documentos internos (requerimentos, relatórios, etc.) e externos (bolsas, requerimentos PROPPI etc.) podem ser protocolizados por e-mail dirigido à Secretaria do Programa, desde que seja enviado com o e-mail institucional do aluno (nome@ufop.edu.br), e com cópia para o orientador. Isso vale, inclusive, para pareceres e avaliações dos orientadores. Vale ressaltar que as assinaturas copiadas e coladas, não possuem valor legal, ou seja, todos os documentos, desde que enviados pelo e-mail institucional do aluno e com cópia para o e-mail institucional do orientador, não precisarão de assinaturas. Conforme Resolução nº. 30/2019 do Colegiado do PPGHIS.

 

Quaisquer outras dúvidas, basta acessar a Resolução 030/2019 - Dispõe sobre o protocolo e o uso de e-mails institucionais como forma de encaminhamento de requerimentos

 

DEFENDI MINHA DISSERTAÇÃO/TESE. O QUE PRECISO FAZER AGORA?

 

Após a defesa de sua dissertação/tese, você deverá seguir alguns procedimentos para a obtenção do diploma, tanto para o mestrado quanto o doutorado, a instrução em passo a passo está disponível no link Procedimentos após defesa ou na aba “Modelos: formulários e requerimentos”

 

NÃO TEREI COMO IR PESSOALMNETE BUSCAR MEU DIPLOMA OU FAZER MINHA MATRÍCULA, O QUE DEVO FAZER?

 

Em caso de impossibilidade do aluno de comparecer nestas ocasiões, é permitido que qualquer pessoa, desde que provida de uma procuração, faça as devidas atividades para o aluno. O Modelo de PROCURAÇÃO - Pessoa Física pode ser encontrado na página do programa, na guia Formulários e Requerimentos.

 

DESEJO PRORROGAR A DATA DA MINHA QUALIFICAÇÃO/DEFESA. O QUE FAZER?

Os (as) discentes deverão preencher o Requerimento para Prorrogação, que está disponível no site do programa, na guia Formulários e Requerimentos. A solicitação deve ser feita através do e-mail institucional dos alunos com cópia para o e-mail institucional dos orientadores, UM MÊS antes da data final de qualificação/defesa (de acordo com o calendário acadêmico), com todos os dados preenchidos, ressaltamos que é necessário que o orientador manifeste sua anuência ao pedido de prorrogação do aluno, em caso de solicitação extraordinária, deverão ser anexados também 70% do texto e um documento que comprove a necessidade de tal solicitação extra.

Quaisquer outras dúvidas, basta acessar a Resolução 024/2018 - Normas sobre prazos de defesa e para depósito de Dissertação/Tese

 

DESEJO FAZER DISCIPLINAS ISOLADAS NO PROGRAMA, O QUE DEVO FAZER?

 

A matrícula na disciplina isolada necessita que o(a) aluno(a) tenha concluído um curso de graduação, a oferta de disciplinas isoladas se dá de acordo com o número de vagas remanescentes.O processo seletivo de disciplinas isoladas ocorre depois do período de matrícula dos alunos regulares do programa (conforme data estipulada no calendário acadêmico). Os editais de disciplinas isoladas são disponibilizados na página do programa, na guia EDITAIS > > DISCIPLINAS ISOLADAS.

 

SOU ALUNO DA PÓS-GRADUAÇÃO, TENHO DIREITO ÀS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFOP?

 

Todos os alunos da UFOP têm direito a bolsas de assistência estudantil, moradia estudantil e bolsas do R.U. (Restaurante Universitário), desde que atendam aos requisitos básicos, para isso será necessário a avaliação socioeconômica do aluno, para informações sobre os documento necessários e os demais procedimentos, basta acessar o site da PRACE - Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, onde se encontram as informações necessárias para o deferimento da bolsa.

 

ESTUDOS ESPECIAIS - COMO FUNCIONA?

 

A inscrição nas disciplinas de Estudos Especiais serão realizadas através do portal Minha UFOP, assim como todas as outras disciplinas. Disciplina de validação de créditos relacionados às atividades de pesquisa, que se determinam no plano de trabalho desenvolvido pelo discente e o seu orientador. Cada disciplina– PPH 001 e PPH 002 – têm carga horária de 30 horas e concede 2 créditos. As disciplinas Estudos Especiais visa a integralização de créditos necessária aos discentes que não são bolsistas e que estão desobrigados do Estágio Docência (Estágio Docência I e Estágio Docência II), conforme o Regimento do PPGHIS (2018), artigos 16 e 17. Os discentes do mestrado devem cursar uma disciplina Estudos Especiais – PPH 001 – e os discentes do doutorado devem cursar duas disciplinas Estudos Especiais – PPH 001 e PPH 002 – em semestres distintos, evidentemente.

Procedimentos: No início do semestre o(a) discente matriculado(a) em Estudos Especiais deve encaminhar ao e-mail da secretaria (ppghis.ichs@ufop.edu.br) o Plano de Trabalho (PPH 001 ou PPH002) conforme modelo disponível na página do PPGHIS. A correspondência deve ser encaminhada através do e-mail institucional e o(a) orientador(a) deve manifestar sua anûencia ao documento enviado. Ao final do período ( no prazo de 10 dias antes do término previsto para as aulas), discente/orientador deverão encaminhar nos mesmos moldes o Relatório Final, cujo modelo também encontra-se disponível no site. No Relatório Final o orientador deve indicar a nota atribuída ao aluno(a).

 

SEMINARIO DE PESQUISA DO NÚCLEO/LABORATORIO DO PPGHIS/UFOP (SEPE)

O Seminário de pesquisa, conforme um plano de ensino e de prática, integra-se a um Núcleo, Laboratório ou Grupo de Pesquisa ou resulta de profícua articulação ou cooperação desses.  Trata-se de estimular a reflexão teórica-metodológica correlacionada às práticas das pesquisas dos mestrandos e dos doutorandos. O procedimento de matrícula em Estudos Especiais e no SEPE é o mesmo que se determinou para outras disciplinas do Programa, exigindo-se a concordância do Orientador.

Objetivo: contribuir para o eficaz desempenho discente na elaboração, ou na execução, do plano de trabalho de pesquisa acadêmica.

Proponente: um ou dois docentes integrantes dos Núcleos, Laboratórios ou Grupos de Pesquisas vinculados ao PPGHIS.

Carga horária: Um Seminário de 60hs (4 créditos) no período de um semestre ou dois Seminários de 30hs (2 créditos) durante dois semestres do ano letivo (SEPE 1 e SEPE 2).